MDA e Chef Alex Atala – parceria levará qualidade dos produtos da agricultura familiar à Gastronomia
13/07/12
Crédito imagem - Rogério Montenegro

O chef Alex Atala é o novo parceiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário para fortalecimento da comercialização de produtos provinientes da agricultura familiar e de pequenas comunidades tradicionais. O chef irá auxiliar o ministério a aumentar a participação desses produtores no mercado gastromômico, ou seja, no círculo de restaurantes de grandes capitais.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e Alex Atala assinaram na quarta-feira, dia 04 de julho, em Brasília, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, o protocolo de intenções que simboliza o início desta empreitada.

Segundo, Vargas, Atala se dedica há anos a encontrar ingredientes genuinamente nacionais produzidos por agricultores familiares para divulgar o produto brasileiro, ampliando as possibilidades desses agricultores. Ele afirmou também que não haverá repasse de recursos na parceria.

“Queremos mostrar para o mercado gastronômico que a agricultura familiar tem excelentes produtos a preços acessíveis. Um chef de cozinha poderá comprar de seu entorno, ou até de lugares mais distantes, e terá acesso a produtos com qualidade, certificados. Faremos a aproximação entre o produtor e o consumidor. A proposta vai dinamizar a economia local”, afirmou o ministro à Agência Brasil.

O protocolo prevê, entre outras medidas, a qualificação dos empreendimentos familiares para atender à demanda do setor gastronômico e a valorização da gastronomia brasileira como instrumento para resgatar a expressão cultural brasileira.

Aproximadamente, 500 cooperativas e associações cadastradas na Rede Brasil Rural podem ser favorecidas pela parceria. Ao total, mais de 200 mil agricultores familiares participam da rede. A iniciativa se assemelha a outras parcerias já concretizadas pelo ministério, entre elas, a parceria com a Associação Brasileira de Supermercados e com a rede hoteleira do país.

Segundo o ranking deste ano da revista especializada inglesa Restaurant, Alex Atala é chef e dono do quarto melhor restaurante do mundo, o (D.O.M.), localizado na cidade de São Paulo. O chef lançou no primeiro semestre de 2012, uma marca de produtos feitos por agricultores familiares, a Retratos do Gosto. O primeiro produto é uma variedade de miniarroz. O chef ressaltou publicamente que o intuito dele não é lucro com a venda de tais produtos. A intenção é reinvestir nas propriedades daqueles produtores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave Your Response

* Name, Email, Comment are Required
*

Siga

Vídeos

Facebook

Receitas

Notícias