A influência e o significado das cores nas embalagens

Em uma embalagem, a cor é o fator que, em primeiro lugar, atinge o olhar do consumidor. Portanto, é para ela que devem se dirigir os primeiros cuidados, principalmente se considerarmos as ligações emotivas que envolvem e seu grande poder sugestivo e persuasivo.

As cores nas embalagens emitem sinais sutis em nosso subconsciente, de acordo com o recente artigo “If That Box Could Talk” da revista Consumer Reports .

Confiram alguns exemplos, abaixo:

Cor: Vermelha

O que significa: O vermelho é a cor do perigo (sangue), do amor e da advertência (sinalização de parada). Essa cor atrai o olhar como nenhuma outra, portanto, você vai encontrar corredores de supermercados lotados  com todas as tonalidades imagináveis ​​de vermelho. É  também conhecida por ser uma cor que estimula o corpo e o apetite.


Cor: Azul

O que significa: Azul pode significar tristeza ou tranqüilidade, mas também pode denotar lealdade. Em embalagens de alimentos, é a mais utilizada frequentemente em contraponto com a cor vermelha. As pessoas têm uma conexão imediata com o azul por ser a cor do céu e por associarem a vida saudável.

“Se uma marca de um determinado produto é vermelha, seu concorrente vai ser azul”, observa, Marcus Alfonsetti, especialista em análise de marcas culturais.

Pepsi e Coca-Cola são um ótimo exemplo para ilustrar a batalha Vermelho X Azul.

Cor: Verde

O que significa: Embalagens verdes são normalmente encontradas em produtos que querem transmitir algum tipo de imagem ambientalmente amigável. Ou que contenham hortelã.

A Bimbo, por exemplo, (indústria de pães, dona das marcas Pullman, Nutrella e Plus Vita) lançou no mercado brasileiro uma linha de pães, a Vitta Natural, com embalagens de plástico oxi-biodegradável, que se decompõe em cerca de três a cinco anos, um tempo bem menor do que o plástico convencional.

Cor: Marrom

O que significa: Da terra, caseira e natural, marrom é muito popular em marcas que estão tentando transmitir uma crocância, uma vibe artesanal.

Cor: Dourado

O que significa: O dourado transmite a ideia de que um produto é Premium e ou Especial.

Muitas marcas terão uma embalagem colorida para denotar um produto mais popular e uma embalagem com um fundo dourado, ou letras douradas para um produto Premium.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Leave Your Response

* Name, Email, Comment are Required
*

Siga

Vídeos

Facebook

Receitas

Notícias